terça-feira, 28 de julho de 2009

SATED/AL


O presente não esta diferente do passado. Esse recorte de jornal foi de uma matéria que eu denunciava o abandono das artes em Alagoas, o fechamento do Teatro Deodoro, e a falta de incentivo do governo para a cultura. Denuncia feita através da televisão e dos Jornais Gazeta de Alagoas, Tribuna e Jornal de Alagoas do dia 13 de abril de 1991 no governo de Geraldo Bulhões. Na época Pedro Onofre era o Presidente e eu era vice-presidente do Sindicato dos Artistas do Estado de Alagoas (SATED/AL).
Já no governo Suruagy o teatro Deodoro passou por um pequeno reparo, e eu pude trazer para Maceió a peça "EM NOME DO FILHO" com Reginaldo Faria e Marcelo faria, foi um grande sucesso, apesar do ar não funcionar e do calor infernal, o teatro Deodoro ficou lotado.
Os artistas vieram respirar melhor no governo do Ronaldo Lessa. Ele deu para os alagoanos um teatro totalmente reformado com boas poltronas e uma central de Ar da melhor qualidade, e os artistas puderam comemorar a reabertura do Teatro Deodoro.
Como o Teatro Deodoro é palco de reformas para cada governo que entra, o Governador Teotônio Vilela Filho do (PSDB) também achou de fazer suas reformas, e o teatro continua fechado.
No dia 12 de julho de 2009 no jornal Tribuna Independente saiu uma matéria, "Velha guarda da política alagoana analisa cenário político para voltar ao poder em Alagoas" acho isso legal porque só assim a gente vai poder avaliar melhor aqueles que tiveram compromisso com a nossa cultura.
Em 1982 o Guilherme Palmeira antes de deixar o governo de Alagoas, acabou com o "Festival de Cinema de Penedo" que nos meses de janeiro agitava a pequena cidade histórica à beira do Rio São Francisco a 160 quilômetros de Maceió. O festival além de incentivar a produção local (na medida em que sérvia como um único canal de difusão dessa produção), abria uma discussão em torno da sétima arte em Alagoas. Diretores como Jayme Monjardim, Bruno Barreto, Cacá Diegues e Adnor Pitanga. Atores e atrizes como Regina Duarte, Glória Menezes, Lima Duarte, Cláudio Cavalcante e Helena Ramos. Penedo parecia uma hollywood brasileira com tanta gente famosas pelas ruas.
O Festival de Cinema de Penedo foi criado em 1975 no governo de Divaldo Suruagy. Nós artistas temos boas recordações do seu primeiro governo.
Tem um velho ditado que diz: "Quem vive de passado é Museu" Eu discordo. Porque é no passado do político que a gente pode fazer uma avaliação e dar o nosso voto de confiança mais uma vez. Se a gente não olhar o passado vai continuar acreditando em quem já mentiu tanto em Alagoas.
Estou afastado da direção do (SATED/AL) por não está bem de saúde, acredito que não volto mais a minha carreira artística, nem para direção do SATED/AL.
O presidente do SATED/AL José Vieira (Vieirinha) está trabalhando para garantir melhores condições de trabalho para os artistas da nossa terra. O SINDICATO DOS ARTISTAS E TÉCNICOS DO ESTADO DE ALAGOAS, SATED/AL foi criado para lutar pelo direito dos artistas e técnicos do nosso Estado.
Em 2010 queremos políticos que não desvie os recursos destinado a "Cultura, Educação, Saúde e Segurança Pública" queremos políticos que sejam amigos do povo e da Cultura.
Antonio Freire.
Recife, 28 de julho de 2009.

2 comentários:

  1. parabéns , pelo seu esforço de sempre resgatar as artes nesse estado. é uma pena que varios artistas em alagoas nem sabem disso ou pior não querem saber.

    ResponderExcluir
  2. Realmente precisamos que os artistas cobrem do governo um apoio melhor para nossa cultura.
    Homem como Antonio Freire deveria ter sido nosso Secretario de Cultura. O ex-governador Ronaldo Lessa deixou o Teatro pronto, infelizmente o atual fechou as portas do nosso teatro.
    Para mim o erro do Lessa foi colocar um Eduardo Bomfim na cultura, Um Paulo Poetas, e um Chico de Assis. Essas pessoas nunca deveriam ter voltado novamente. Parabéns Antonio Freire! Cuide da sua saúde. Você merece o carinho e respeito dos nossos artistas.

    ResponderExcluir