quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ALAGOAS NO CINEMA




2009 é o ano do cinema em Alagoas.
Depois do "BEM AMADO" do diretor, Guel Arraes, novos projetos cinematográficos estão surgindo em Alagoas.
O diretor de cinema e teatro Moacir Góes esteve em Maceió com o ator Thiago Lacerda para pedir apoio ao Governador Teotônio Vilela Filho e ao Prefeito Cícero Almeida para o filme"MALHADA VERMELHA" que vai ser rodado em Maceió.
Em 1992 fiz um curso com esse grande diretor Moacir Góes, "SOBRE O ATOR" onde o ator aprende realmente o que significa ser ator.
Já o ator e diretor Selton Mello, também esta com projetos de dirigir em Alagoas e diz: Alagoas é um lugar lindo. As pessoas são muito receptivas. Conversei com o palhaço Biribinha, e com a Peró Andrade.
Já o Presidente do SATED/AL José Vieira também lança um Projeto para um curta-metragem que será filmado em cidades do interior do Estado e na Capital. Esse projeto vai ser de grande importância para os artistas da terra.
Em 1996 Eu e o diretor Adnor Pitanga, entregamos ao Governador Divaldo Suruagy, e ao Prefeito Ronaldo Lessa um documento assinado por vários cineastas cariocas, como Nelson Pereira dos Santos e Reginaldo Faria pedindo a criação de um pólo de cinema em Alagoas, nunca tivemos respostas desses pedidos. Treze anos depois vejo que o sonho continua, o diretor Cacá Diegues afirma que é preciso a união de todos para o Estado se tornar um pólo cinematográfico.
Além disso, é preciso também preparar mão-de-obra local para servir a essas produções e incentivar a cultura cinematográfica em escolas e faculdades. Alagoas, além de atender produções de fora, tem condições de criar um pólo de produção própria, revelando cineastas que nasceram e vivem no Estado.
É pensando dessa forma que o Presidente do SATED/AL José Vieira, me fez o convite para dirigir o seu filme "CADAVERES VIOLADOS" Os Técnicos do SATED/AL, como os artistas espera que neste projeto possamos criar realmente o nosso pólo cinematográfico como tem em outros estados mais desenvolvidos onde o governo Estadual e Municipal participam como parceiros da arte e cultura do seu povo.
Vamos incentivar as pequenas e grandes produções, só assim possamos crescer e sermos reconhecido como um Estado de grande potencial cinematográfico e turístico.
A entrega do projeto para o Estado está no jornal "O DIÁRIO" do dia 27/01/1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário